Conhecendo o instituto nacional de educação de surdos.
- Maria do Carmo de Castro Sousa
- 8 de ago. de 2015
- 2 min de leitura
INES – RIO DE JANEIRO
O Instituto Nacional de Educação de Surdos foi criado em 01 de janeiro de 1857 Pelo Imperador Dom Pedro II, com o nome de Collégio Nacional para Surdos-Mudos. Em sua proposta curricular continha as disciplinas de Língua Portuguesa, Aritmética, Geografia, História do Brasil, Escrituração Mercantil, Linguagem Articulada, Doutrina Cristã e Leitura sobre os Lábios.
O Instituto tornou-se referência em educação, profissionalização e socialização de surdos, e recebeu alunos de todo o Brasil e do exterior.
No Ensino Profissionalizante, o ofício era de acordo com as aptidões de cada aluno. Havia oficinas de sapataria, alfaiataria, gráfica, marcenaria, artes plásticas, e bordado para as meninas.
Os surdos do Instituto lideram o movimento de oficialização da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. A luta se estendeu de 1993 a 2002, com a criação da Lei nº 10.436 de 24 de abril de 2002, que reconheceu a Língua Brasileira de Sinais, seguida pelo Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, que a regulamenta.
O INES é reconhecido, na estrutura do MEC, como centro de referência nacional na área da surdez, e exerce o papel de subsidiar e regimentar a formulação da política nacional de Educação de Surdos, em conformidade com a Portaria do MEC nº 323, de 08 de abril de 2009, e com o Decreto de nº 7.690, de 02 de março de 2012.
Único de âmbito federal que promove fóruns, publicações, seminários, pesquisas e assessorias. Produz material pedagógico, fonoaudilógico e de vídeo em língua de sinais, distribuídos para os sistemas de ensino.
O Ensino Básico do Colégio de Aplicação – Cap/INES contempla a Educação Precoce (recém nascidos até três anos), Educação Infantil, Ensinos Fundamental e Médio, atendendo aproximadamente 500 alunos. Forma profissionais surdos e ouvintes no Curso Bilíngue de Pedagogia, experiência pioneira no Brasil e em toda América Latina.
O Instituto conta com duas revistas: Arqueiro e Espaço

A Divisão de Audiologia (DIAU) foi criada em 1985. A DIAU realiza avaliação audiológica de todos os alunos do instituto, atende a comunidade surda brasileira com prevenção e diagnóstico precoce da surdez. Faz encaminhamentos pedagógicos e fonoaudiólogos quando necessário.
Biblioteca possui grande acervo e pode ser acessada virtualmente através do Catálogo online.
O INES ainda dispõe de TV online. O acesso pode ser feito através do site da instituição (http://www.ines.gov.br/).
REFERÊNCIA: http://www.ines.gov.br/
Posts recentes
Ver tudoDepois de 12 anos o Campeonato Mineiro de Vôlei de Surdos voltou a ser realizado. A competição organizada pela Federação Mineira...
O sentimento de inadequação foi o ponto de partida para o curitibano Éden Veloso, 38, investir em um negócio próprio. Ele é surdo e,...
Em um tempo em que a tônica dentro de sala de aula é a da integração entre alunos deficientes e não-deficientes, uma professora surda...
Comments